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No começo deste mês, o mercado pernambucano de telefonia celular ganhou mais uma opção. A Vivo chegou aqui em Pernambuco com o objetivo de derrubar a liderança da Oi aqui no estado, já que a TIM e a Claro, embora tenham lugar no mercado, perderam a preferência por não fazerem grandes e tentadoras promoções.
A Oi conquistou de forma consolidada os consumidores cearenses, sobretudo, graças à famosa promoção do “Ligador” e à campanha do desbloqueio. Mesmo assim, os clientes Oi ainda não estão plenamente satisfeitos com os serviços da operadora, e viram na chegada da Vivo uma esperança de fazer frente à operadora carioca para que melhore os serviços ou até mesmo, migrar para a operadora que acabara de chegar.
E a Vivo já chegou aqui em nosso estado com uma excelente imagem. Embora a Vivo só tenha chegado aqui recentemente, o pernambucano assiste na TV a propaganda da operadora desde o seu surgimento. Ou seja, mesmo não tendo seus serviços disponíveis, o pernambucano sabe da existência da Vivo e, graças à propaganda bem-feita, até forma uma excelente imagem da operadora. A Vivo já tinha meio que conquistado uma fatia do mercado pernambucano.
O problema é que esqueceram de avisar isso para o departamento de marketing da empresa. A impressão que tive é que eles não sabiam que o povo pernambucano tinha um conhecimento tão grande da marca. Tanto que, na sua inauguração, eles criaram uma promoção de lançamento. Quem adquirisse um chip da Vivo, ligaria de grátis para outro Vivo ou fixo até o final do ano.
Só que a operadora não esperava que a procura fosse tão grande. Tanto que logo nos primeiros dias, o estoque de chips acabou. Diante desse quadro, a Vivo suspendeu a promoção.
Além disso, o chip da Vivo apresentou um inconveniente: não funciona em qualquer aparelho (Segundo o Buchecha: apenas em aparelhos Quadriband). Péssima idéia em um lugar onde a Oi já implantou na mente do consumidor a cultura do desbloqueio de aparelhos.
Não dá pra culpar o consumidor, né? O marketing da Vivo não fez pesquisa prévia do comportamento do consumidor pernambucano e, conseqüentemente, foi surpreendida, pois o mercado era muito mais favorável do que eles esperavam.
Resultado: perderam uma ótima oportunidade que conquistar definitivamente um lugar o mercado e de fazer frente à Oi. A Vivo teve a chance de fazer gol de placa, mas acabou fazendo gol contra.
E a Oi, é claro, vibrou com o vacilo da concorrente. Tanto que fez até comerciais criticando a Vivo e mostrando ao consumidor que ele não tem porque mudar para a operadora que acaba de chegar, pois a Oi ja é muito boa.
Pelo jeito, a Oi vai continuar reinando absoluta aqui em Recife. A Vivo agora vai ter que remar muito, já que ela pegou o bonde andando com três operadoras e já começa deixando o consumidor insatisfeito.
Este anti-case da Vivo nos traz uma valiosa lição: nunca entre em mercado nenhum sem conhecer o seu público, muito menos com idéias pré-concebidas. Bote o pessoal do marketing para pesquisar. Faça pesquisa de mercado, verifique a imagem da sua marca perante ao seu público, saiba se ele está disposto a adquirir seu produto.
De posse de todas essas informações, faça uma promoção que seja viável ao público para não ter que cancelá-la de forma brusca, como a Vivo fez.
Confesso que até eu fiquei decepcionado, pois na cadeira de marketing que tive na faculdade, a Vivo era mostrada como um grande case de sucesso.
O mundo dá voltas mesmo."
Texto de: Welton
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