De uma ajudada dando uma... clicada!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Parasitíase ou simbiose? (Ainda um pouco sobre telefonia)

Parasitas: São organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro.

Simbiose: É uma relação é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes.
Usuários x Empresas: Simbiose ou Parasitíase?

Usando estas duas definições será que podemos responder a essa pergunta usando o contexto das empresas de telecomunicações com seus clientes e usuários.

Entendendo um cliente aquele que é bem quisto pela empresa, pois gera tráfego, receita, lucro, e garante a continuidade da empresa e do serviço prestado (no caso falaremos especificamente da telefonia móvel). Usuário é aquele que utiliza o serviço mas não está acostumado a pagar o que utiliza (tudo ainda dentro da mais perfeita legalidade).

Não estou recriminando os usuários, porque passei muito tempo barganhando promoções e "brigando" com o pessoal de relacionamento para um aparelho melhor e mais moderno.
Sei que as empresas querem o máximo de clientes possiveis porque o custo de uma empresa de telecon é, na sua maioria, um custo fixo. E como quanto mais clientes mais se diluem os custos fixos e mais receita se tem.

Sei ainda que uma grande parte da "clientela" das empresas é de telefones pre-pagos e isso atrapalha qualquer planejamento financeiro das empresas (vista a incerteza dos clientes de comprar, ou recarregar, seus telefones móveis) e utilizam essas promoções para minimizar este problema organizacional.

É bem simples, façamos promoções onde os clientes tenham a necessidade de por créditos para deixar de perder as bonificações e nós ao menos temos um ponto de referência para saber nossa receita no final do mês, semestre ou ano. (Pensamento das empresas). Nesse ponto a relação parece ser com uma simbiose.

Mas se pensarmos que o consumidor fica migrando de plano em plano promocional de várias operadoras, que ao fim de seu bônus maravilhoso, ou redução dele migramos para uma de melhores vantagens para nós e deixando a nossa, até então, maravilhosa parceira por um plano maior e mais suculento (as vezes até mais barato), não nos parecemos com parasitas?

A questão é, somos simbiontes para a empresa enquanto estamos nela mas parasitas a qualquer boa oportunidade.

Mas... Alguém já pensou como serão os "bônus" quando houver essa possibilidade de portabilidade? Quando o número iniciado por 88..., 87... ou 86... não for obrigatoriamente Oi, os 91... e 92... não forem da Claro e os 99... e 96... não forem com certeza da Tim. Como iremos ter a certeza que estamos gastando nossas bonificações ao invés dos créditos (geralmente tão escassos e preservados.) Pense nisso! (voltarei a debater esse pensamento).

Opinião sobre Vivo e Oi

É meus queridos… “Quem sabe não faz a vivo!” hahahahaha
Mesmo sendo um dos mais suspeitos para falar mal de outras operadoras que não a Oi (também profundo conhecedor dos seus problemas) vão ai mais algumas informações úteis.

Concordo com cada palavra do Welton e digo mais, A Oi não é a líder no mercado nordestino apenas porque sabe atender necessidade da classes C e D(e por ter herdado toda a estrutura da antiga TELPE e das demais companhias do nordeste). A Oi sabe o que o pobre quer (Me senti Caco Antibes agora)
Vender é fácil, como todo vendedor bem sabe, basta apertar os botões certos que a venda já foi (a primeira pelo menos).
A Vivo não só não sabia da forca da sua marca, como também a vondade do nordestino de querer se dar bem sob qualquer patamar.
Me perdoem pelo generalismo mas é a pura verdade, façamo-nos alguns questionamentos internos e logo provaremos que a grande massa de nós tem uma descarga de adrenalina e de cerotonina ao levarmos vantagem em qualquer situação.
- Ao saber que o telefone de alguem liga gratuitamente, fazemos questao de ligar pra alguem porque? porque é realmente necessário falar com a pessoa, ou porque prefiro que a oepradora se ferre e eu ainda tenha meus créditos pra dar toque?
- Em um rodizio de comida, aquelas últimas peças são fome ou simplesmente para honrar o que pagou (mesmo sabendo que terá uma péssima noite de sono, uma indigestão ou que irá amanhecer pensando que está mais gordo)?

Emfim fomos adestrados a tirar vantagem em qualquer situação (especialmente quando aparentemente ninguém está sendo prejudicado), e que quando a promoção acabar eu buscarei outra, pra se possível pagar menos ainda.

Isso também é um problema, não temos fidelidade, estamos prontos para trair qualquer laço de gosto ou simpatia quando alguma nova promoção ou algum descontão em aparelhos nos for conveniente.

No mais… viva a concorrência, viva a ambição das empresas de crescer, de “roubar” clientes… ao sonho eterno do monopólio onde apenas orgãos reguladores tentem lhe atrapalhar(Celpe que o diga). De lucro maior, de salários maiores, benefícios melhores, resultados mais expressivos.
Ainda bem que precisam investir em um serviço melhor pra chegar nesse patamar (e rezemos pra que não cheguem).

Vivo - começamos com uma decepção!

Li isso no blog do Buchecha e peço licensa por ele e para o Welton (dono do Post) e só ponho esse artigo (que concordo plenamente com ele) para dar mais informações e mais opiniões a respeito das operadoras de celular e do nosso comportamento como usuários e clientes (coisas totalmente diferentes).

"
No começo deste mês, o mercado pernambucano de telefonia celular ganhou mais uma opção. A Vivo chegou aqui em Pernambuco com o objetivo de derrubar a liderança da Oi aqui no estado, já que a TIM e a Claro, embora tenham lugar no mercado, perderam a preferência por não fazerem grandes e tentadoras promoções.

A Oi conquistou de forma consolidada os consumidores cearenses, sobretudo, graças à famosa promoção do “Ligador” e à campanha do desbloqueio. Mesmo assim, os clientes Oi ainda não estão plenamente satisfeitos com os serviços da operadora, e viram na chegada da Vivo uma esperança de fazer frente à operadora carioca para que melhore os serviços ou até mesmo, migrar para a operadora que acabara de chegar.

E a Vivo já chegou aqui em nosso estado com uma excelente imagem. Embora a Vivo só tenha chegado aqui recentemente, o pernambucano assiste na TV a propaganda da operadora desde o seu surgimento. Ou seja, mesmo não tendo seus serviços disponíveis, o pernambucano sabe da existência da Vivo e, graças à propaganda bem-feita, até forma uma excelente imagem da operadora. A Vivo já tinha meio que conquistado uma fatia do mercado pernambucano.

O problema é que esqueceram de avisar isso para o departamento de marketing da empresa. A impressão que tive é que eles não sabiam que o povo pernambucano tinha um conhecimento tão grande da marca. Tanto que, na sua inauguração, eles criaram uma promoção de lançamento. Quem adquirisse um chip da Vivo, ligaria de grátis para outro Vivo ou fixo até o final do ano.

Só que a operadora não esperava que a procura fosse tão grande. Tanto que logo nos primeiros dias, o estoque de chips acabou. Diante desse quadro, a Vivo suspendeu a promoção.

Além disso, o chip da Vivo apresentou um inconveniente: não funciona em qualquer aparelho (Segundo o Buchecha: apenas em aparelhos Quadriband). Péssima idéia em um lugar onde a Oi já implantou na mente do consumidor a cultura do desbloqueio de aparelhos.

Não dá pra culpar o consumidor, né? O marketing da Vivo não fez pesquisa prévia do comportamento do consumidor pernambucano e, conseqüentemente, foi surpreendida, pois o mercado era muito mais favorável do que eles esperavam.

Resultado: perderam uma ótima oportunidade que conquistar definitivamente um lugar o mercado e de fazer frente à Oi. A Vivo teve a chance de fazer gol de placa, mas acabou fazendo gol contra.

E a Oi, é claro, vibrou com o vacilo da concorrente. Tanto que fez até comerciais criticando a Vivo e mostrando ao consumidor que ele não tem porque mudar para a operadora que acaba de chegar, pois a Oi ja é muito boa.

Pelo jeito, a Oi vai continuar reinando absoluta aqui em Recife. A Vivo agora vai ter que remar muito, já que ela pegou o bonde andando com três operadoras e já começa deixando o consumidor insatisfeito.

Este anti-case da Vivo nos traz uma valiosa lição: nunca entre em mercado nenhum sem conhecer o seu público, muito menos com idéias pré-concebidas. Bote o pessoal do marketing para pesquisar. Faça pesquisa de mercado, verifique a imagem da sua marca perante ao seu público, saiba se ele está disposto a adquirir seu produto.

De posse de todas essas informações, faça uma promoção que seja viável ao público para não ter que cancelá-la de forma brusca, como a Vivo fez.

Confesso que até eu fiquei decepcionado, pois na cadeira de marketing que tive na faculdade, a Vivo era mostrada como um grande case de sucesso.

O mundo dá voltas mesmo."

Texto de: Welton

Heroes: Terceira temporada


O seriado norte americano Heroes já iniciou a 3ª temporada. Antenados da série me desculpem só estar postando agora, pois nessa temporada já foram exibidos sete episódios, mas eu que tenho um menino pra criar (de 23 anos, 1,90 e lindo de morrer) soube apenas ontem.
Então esse post vai para pessoas como eu, que gostam da série, que já assistiram a 1ª e 2ª temporada e se perguntavam “quando vai sair a próxima?”. Esse post é para responder a essa pergunta e dizer que, segundo blogs especialistas em Heroes,esta temporada não está devendo nada as outras, está viciante como as anteriores.

Recife vira um picadeiro


Quem mora ou for em Recife , não fique espantado se encontrar picadeiros montados nas ruas ou parques da Capital. A parti de hoje até o dia 2 de novembro, será realizada a 3ª Mostra de Circo.

As apresentações acontecem em quatro pólos: Parque 13 de Maio, Sítio Trindade, San Martin e UR-1 Ibura. Para esta edição a organização incluiu dois pólos de vídeo: na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos e em Coqueiral.

Para quem quiser sair de espectador para um artista circense, haverá oficinas em quatro locais para aprender técnicas e acrobacias do circo.

Confira a programação completa aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A crise bate a nossa porta... (na verdade passa por baixo dela!)

A falta de crédito dos bancos internacionais é uma situação delicada para todo o mercado mundial. O mercado americano é famoso por dar a seus clientes crédito ilimitado, ou seja o cliente pode comprar o que quer, quando quer, a preço qualquer.

Mas de onde vem esse dinheiro? É típico americano financiar a casa, a famosa hipoteca, com taxa de juros baixa e prazos elásticos todos podem pagar sua casa própria, porém até o fim do pagamento os documentos de posse e os direitos de recebimento fica com os bancos.

Dai iniciam nossos (é... nossos) problemas, com os bancos com papeis de direito ao recebimento dessas hipotecas eles tinham uma fortuna a receber, mas lembrem de um detalhe... os juros são baixos e consequentemente as margens de lucro não é das mais explendorosas. Então o que os bancos muito serelepes e empreendedores faziam? "Vamos emprestar essa fortuna (a receber) e receber juros maiores por eles!!" (lindo pra quem gosta de economia)

Mas chegando a hora de quitar suas casas tiveram outra sacada "genial": "Vamos oferecer o valor da casa ao dono da casa, chamando de refinanciamento da hipoteca e ele recebe o valor em cash de sua casa e nós bancários damos a eles mais quinze anos pra pagar" (aplausos!!!).

Ora, é simples dar dinheiro ao povo mais consumista do mundo, pra ele comprar tudo de novo de sua casa, garagem e roupas das mais diversas grifes? É que nem dar mil reais a sua esposa e dizer "Vá ao shopping querida gaste com o que quiser" (ela vai amar você).

Lembrando que muitos ainda tem casas de praia, campo e filhos pra doar casas... Resultado: Um inchaço de crédito pra todo lado, o dinheiro de verdade sendo gasto com tudo a economia a todo vapor, mais compras, mais aquecimento, mais dinheiro na mão de terceiros que também querem seu BMW na garagem (receita de aquecimento econômico digna de um prêmio Nobel).

Mas chegou a parte difícil, pois gastamos o dinheiro em pouco menos de trinta idas ao shopping center e ainda temos as contas pra pagar. Com o consumidor apertando o cinto pra pagar as dividas feitas, um cenário internacional de incerteza, a GM atolada em dividas provenientes de benefícios para os trabalhadores, chega o problema principal... O não pagamento da hipoteca (música funestra ao fundo)...

Os bancos americanos se viram com papeis de recebimento de várias hipotecas nas quais não tinham a certeza de quando iriam receber, dai vocês imaginam um cabaret dentro dos escritórios. Os bancos que tinham repassado pra terceiros, quartos, quintos e decimos os papeis pra receber os juros (incluem bancos europeis, asiáticos e japoneses) onde a ponta não podia pagar e nenhum dos nós da corda podia receber.

É complicado não é??? Agora vamos ao melhor... E EU COM ISSO????

Nesse cenário de incerteza internacional os investidores não tinham como pedir crédito aos bancos para expandir suas empresas, fazer plantio agrícola, investir em tecnologias novas e etc... Até podiam pedir emprestimos, mas com taxar mais altas do que Yao Ming (jogador chinês de basquete com dois metros e trinta e um centímetros) e os investidores de mercado de capitais que investem em empresas que estão crescendo e com pespectivas de lucros altos fugiu e foi investir em papeis do tesouro, onde o risco é menor.

Mais uma vez o principal índice das maiores empresas nacionais (Bovespa) cai, cai denovo, cai , opa.. subiu, mas era especulação e caiu mais ainda no dia seguinte. E lá se vai o dolar pras alturas (devido a fuga de moeda americana do mercado brasileiro). Santa lei dos estudantes de economia desde o primeiro período e segundo capítulo de N. Gregory Mankiw (oferta x demanda).

E lá vamos nós: preços de petróleo, alimentos, componentes eletrônicos, compras internacionais, produtos importados. Advinha: EM DOLAR. (vale ressaltar que o barril de petróleo caiu quase cinquenta por cento desde o inicio da crise, visto a queda violenta da demanda, o que ainda não fez o preço dos combustíveis subir).

Nossos salários não diminuiram mas nossa renda sim, nosso poder de compras está caindo, as taxas de juros do banco estão subindo (Mas os bancos brasileiros estão quebrando recordes de lucratividade a cada trimestre).

É meu amigo, trate de evitar compras desnecessárias e parcelamentos longos. A velha receita do comprar a vista nunca falha e se não puder compar agora, segure um pouco mais, afinal você pode sobreviver sem uma TV de plasma 50 polegadas, um som de 2000 watts, e um computador quad core duo.

Pelo menos o tempo em que você junta dinheiro para comprar a vista e quem sabe conseguir um descontinho por comprar em cash.

Ranking de baixaria na TV

Você acredita que existe um Ranking da Baixaria da TV?

Isso mesmo. O Ranking da Baixaria na TV já chega a 15° edição. Já são seis anos e mais de 34 mil reclamações de vários programas. Depois de quatro meses de apuração, a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”, analisou os cinco programas da televisão que receberam maior número de denúncias. O Ranking é realizado por duas comissões da Câmara dos Deputados.

Os programas mais denunciados foram: Terceiro Tempo (Rede Bandeirantes), Pânico na TV (Rede TV), Super Pop (Rede TV), SP no AR (Rede Record) e A Tarde é sua (Rede TV). Dos cincos programas mais denunciados, três são da Rede TV.

E ainda tem gente que fala que o programa Pânico na Tv é de alto teor critico.

A decisão dos deputados é de encaminhar as denúncias ao Ministério Público Federal, para que seja elaborado um termo de ajustamento de conduta, pelo qual as emissoras venham a assumir o compromisso de não mais veicularem conteúdos ofensivos aos direitos dos cidadãos previstos na Constituição e na legislação em vigor.

A campanha foi lançada em novembro de 2002 na Câmara dos Deputados e conta com o apoio de mais de 60 organizações sociais das áreas de Direitos Humano e comunicação. Os rankings são divulgados a cada quatro meses e existe um total de 34.374 denúncias registrada, sendo que, de maio a setembro deste ano, foram contabilizadas.

As denúncias feitas pelo cidadão são recebidas pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias pelo telefone 0800-616616 ou pelo e-mail eticanatv@camara.gov.br.

Lei do estágio nos olhos dos outros é refresco!


Com a nova regulamentação a respeito de Estágios para estudantes do Brasil todo, me pergunto se "ALGUÉM PENSOU NOS EFEITOS COLATERAIS DISSO TUDO"?

A nova lei mudou as características da forma de contratação e de "trabalho" dos estudantes que iniciarem seus contratos a partir da sua publicação (já está em vigor). As empresas agora tem mais obrigações com o estagiário, tais como: Obrigatiriedade de ceder transporte ou auxílio financeiro para o deslocamento casa/empresa/casa, pagamento de décimo terceiro salário, férias remuneradas, e uma carga horária máxima de trinta horas semanais e seis horas diárias.

A lei de fato acaba com o antigo "ESCRAVIÁRIO" pois da aos estudantes que fazem práticas nas empresas poderes de trabalhador (mas ainda sem pagamento de fundo de garantia, aposentadoria e seguro desemprego). E ainda deixa o empregador com poderes de terminar o contrato sem aviso prévio ou necessidade de pagar a recisão contratual.

O fato é: Para as empresas sempre foi um exelente negócio contratar estudantes das áreas mais diversas com as características de um funcionário desejável porém sem experiência (e sem vicios de trabalhos, o que ajuda bastante a empresa). Estes sem experiência trabalhavam quatro, seis, oito e as vezes até mais horas diárias e recebiam salários a merce do quanto a direção da empresa contratante gostaria de pagar. Chegando as vezes a não pagar nada, como na maioria dos cursos superiores de saúde.

Com a nova lei a tendência é um mercado que contrate menos estagiários, vistos novos custos provenientes dos benefícios adicionais, e a grande "sacada" dos estagiários começa a definhar, pois ninguém contrata um profissional sem preparação e experiência, salvo sob o exelente ponto de vista de custos muitos baixos e possibilidade de aumentar os lucros dos sócios e aumento dos salários da diretoria.

Enquanto o mercado não se adapta a nova realidade muitos processos seletivos para estagiários estão parados, como o da Ambev, Danone, Unilever, Roche. Talvez as suas diretorias estejam em reunião com o departamento de recursos humanos e o departamento financeiro para ver a viabilidade e necessidade dos novos cargos, e quais deles serão ocupados por estudantes.

Não levaram meu celular, porém, trouxeram meu medo!

Até as 9 horas do dia de hoje, sexta-feira, podia dizer que era uma abençoada por nunca ter sido assaltada ou nem chegado perto de um dia ser. Mas hoje as 9:10 da manhã, roubaram de mim esse grande triunfo, de morar em uma das capitais mais violenta do Brasil, Recife, e nunca ter sido assaltada.

Por mais de que não me levaram nada, pois fingi não ter celular e por isso o cara deu a meia volta e foi embora, cheguei em casa apavorada. Eu estava simplesmente há uns 50 passos da porta do prédio. Sentei no sofá e fiquei sem acreditar.

Mas, agora, que estou mais calma, bem mais calma, pensei nos meus amigos que já foram assaltados na porta de casa. E pior ainda, mais de 10 vezes, isso bem pertinho de casa.

Mês passado, três amigos foram assaltados na rua da casa de um deles e os dois cara, armados, levaram os 3 celulares. Na mesma semana e no mesmo bairro 2 pessoas foram assassinadas por reagir a assaltos. Bom foi o que pensei, no momento em que o cara deu a volta. Pensei: “Agora é o momento em que ele atira em minhas costas por causa de um celular que eu neguei ceder”.

Bom, se ele tivesse puxado minha bolsa, teria ficado com 2 celular Nokia, simples, um deles nem é colorido e nenhum tem câmera. Levaria dois reais e pouco, minha identidade, carteira do plano de saúde e meu cartão, além de canetas e papeis do trabalho. Eu ia sofrer mais por causa da minha maquiagem.

Daí me deu um sentimento de revolta pelo que passou comigo, mas pensei que eu não fui à primeira ou única no mundo, mas o pior é que não fui à última a sofre um assaltou ou uma tentativa, por aquele homem ou por outras pessoas.

Sex and the city - para ver com seu(sua) namorado(a)

Sex and the city – o filme. Comédia e romance americano. Um sonho das garotas americanas apresentando um seriado transformado em filme. Garotas com cartões de crédito sem limites e suas bolsas, roupas e sapatos de super grifes.

Uma comédia que relata a vida e confusões de quatro amigas. Um romance por levar o espectador para os sentimentos e a vida de casadas, como casamento mal resolvido e problemas de sexo no casamento.

É filme que recomendo, por ter assistido hoje, para homens e mulheres. Detalhe, o longa metragem é realmente longo (apróximadamente 152 min). É longo porém, mas a duração foi um fator importante para entrarmos na passagem do tempo da história. Muito bom.
Para quem gosta de encher a estante de livros, a Livraria Saraiva, está com uma ótima promoção. Imagine você comprar um livro que custaria R$ 50,00 por apenas R$ 9,90!!! Isso mesmo!

Mas o importante não é só comprar um livro barato. E sim também ter conteúdo.

Para quem é fã do Mago Paulo Coelho e quer adicionar mais um livro da obra a coleção, ou então experimentar uma nova leitura, a livraria está com A Bruxa de Portobello (De 24,90). E quem aprova a literatura de Sidney Sheldon, pode comprar O outro lado de mim (De 41,00)

Na toca dos leões (De 54,90) de Fernando Morais é outro livro que também está por menos de dez reais. O best seller The secret – O segredo de Rhonda Byrne (De 39,90), está também em promoção.

O livro católico da Editora Canção Nova, Quem me roubou de mim? (De 14,90) do Padre Fábio de Melo também está na lista. O clássico infantil O menino maluquinho (De 17,30) de Ziraldo também.

São mais de 50 livros. Entre no site da Livraria Saraiva e aproveite essa promoção

Ah, no site também há outros livros com ofertas especiais. Há uma lista de 100 livros por até R$ 20,00. Vale a pena conferir.

Pra quem gostava de "FRIENDS" vos apresento How I met your mother!


Um seriado pouco conhecido, mas que conquista e me conquistou em apenas 20 minutos por episódio. How I met your mother, conta à história dos amigos Ted Mosby, Barney, Robin e o casal de namorados Marshall e Lily. A série gira em torno dos acontecimentos da vida de Ted, que é narrado pelo próprio aos seus filhos. A temática principal é de como Ted conheceu a mãe dos filhos. Que até onde assistir, ainda não tenho nem idéia de quem seja.

Todos os episódios têm pouco mais de 20 minutos, e como estou atrasada nos episódios, não consigo assistir um único episódio. Enfim, é como Barney fala, How I met your mother é legendary.

Sim eu sou contra a greve!

Usando nariz de palhaço, camisa preta e pintura no rosto, vários bancários foram às ruas do Recife para protestar. Como uma forma de denunciar a falta de valorização da classe, no início da passeata, foram distribuídos mais de 500 bolos de bacia a pessoas que passavam na região.

Então eu falo. Que bom que vocês possuem dinheiro para comprar 500 bolos de bacia e distribuir as pessoas, que como eu, estão sendo prejudicadas com a greve que vocês estão promovendo!

Putz! E se vocês querem alguns dias de férias forçadas, porque muitos bancários estão em casa, lendo jornal e tomando cerveja nesses dias; pelo menos não impeça o atendimento aos caixas, como fizeram hoje no Banco do Bradesco.

E a resposta é sim!! Eu sou contraria essa greve. Minha opinião é: faça seu protesto, mas não pare o País. E agora, não impeça o atendimento aos caixas eletrônicos.

Serenidade


Em homenagem ao dia das crianças e a filha de minha prima, publiquei no meu PinFotos um ensaio que fiz com ela. A foto serenidade já teve, desde o dia da publicação, 99 visitas. Com a sua, ela pode ter 100. Aceito críticas e principalmente elogios.

Greve dos bancários (ou eiros?)

A greve dos bancários, que teve inicio em Recife há seis dias, está ganhando a adesão de funcionários de bancos de todo o Brasil. O único serviço em funcionamento é o de auto-atendimento. 90% dos bancários da capital pernambucana estão com as atividades paralisadas por tempo indeterminado.

A categoria reivindica reajuste salarial real de 5% e aumento da participação dos lucros e resultados (PLR), valorização dos pisos salariais e o fim das metas abusivas e do assédio moral. Bom, o que resta ao consumidor é guardar uma boa quantia de dinheiro, porque há risco de ser suspenso o abastecimento de cédulas. O Procon orienta que o consumidor utilize dos caixas eletrônicos e dos serviços da internet para manter as contas em dia, já que os bancos NÃO SE RESPONSABILIZAM por juros ou multa decorrente do não pagamento de contas.

Daí eu penso. Eles paralisam os bancos, e eu fico sem ter como receber meu salário, ser ter como pagar minhas contas, meu cartão de crédito, que é do próprio banco e eu vou ter de pagar juros de todos os lados. Porque meu cheque não vai entrar, pois não há um único funcionário para liberar a entrada dele em minha conta. Daí meu cartão de crédito que é debito em conta, vai entrar e não vai ter dinheiro pra comer, porque primeiramente meu salário não entrou.

Sei que eles tem que reinvindicar, mas precisam parar tudo? E o consumidor, o usuário onde ficam? Direitos trabalhistas? E os direitos do consumidor?

Ensaio Sobre a Cegueira - Recomendo

Assisti ao filme Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meirelles e escrito pelo português José Saramago. E sinceramente, não tenho grandes comentários, pois vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões e achismos.

Em algumas cenas fortes, apesar de ser cheio dessas cenas, tive vontade de vomitar. Sai do cinema ainda com vontade. Em umas deu angustia e medo. E sinceramente, nessas cenas, preferia ser cega para não ter visto.

A pesar do não realismo do assunto, pois acredito que não há condições disso acontecer, ele nos dar uma certa realidade que acontece nas cadeias. Presos que brigam por poder, comida e demais refúgios. A sociedade se desmorona por completo, perdendo tudo aquilo que considera civilizado. Além do obvio ponto de vista do quanto podemos nos tornar animais e solidários conosco dependendo de como nos debruçamos sobre o problema e nossa postura sobre como contorna-lo.

Uma cena que não gostei, foi no momento em que o médico trai a esposa com outra. A esposa, a única que enxergava, ver o ato e quando eles percebem que tem alguém no local, ela simplesmente se aproxima da outra mulher, abraça-a e diz que enxerga. Naquele momento devia ter mostrado a raiva de uma esposa que abdicou de está em casa, fazendo sei lá o que, do que ficar num local sujo, cuidando do marido e ainda por cima, recebe esse presentinho. Mas deu raiva nessa cena.

Em fim, assista, e confira se sentiu náuseas ou raiva em algumas cenas.

Um dia após o processo democrático

As ruas, avenidas e praças da cidade do Recife amanheceram mais limpas na manhã dessa segunda-feira. Os cartazes e bandeira espalhados pela cidade, com propagadas políticas, não foram mais expostos. A final de contas, aqui não haverá segundo turno. No entanto, a partir de hoje, cerca de cinco mil pessoas ficaram desempregadas.


Fazendo uma revisão do período eleitoral, mostro-me indignada com alguns resultados do show da democracia que aconteceu no último domingo (5) em todo País. Por exemplo, o prefeito eleito à prefeitura do Recife, João da Costa do PT.


Há menos de um mês, João teve sua candidatura cassada e inelegível por três anos. A decisão foi tomada pelo juiz Nilson Nery que considerou "inquestionáveis" as provas de uso da máquina pública da prefeitura, administrada pelo PT, em favor de Costa. O juiz se referia aos 50 mil exemplares de uma cartilha do programa de Orçamento Participativo da prefeitura, apreendidos por conter um slogan da campanha do petista, e ao conteúdo de dez computadores da Secretaria Municipal da Educação, recolhidos e periciados pela Polícia Federal.


Mas mesmo assim, João da Costa foi eleito com 51,54% dos votos válidos. Ele estava concorrendo com seis candidatos. E conseguiu ganhar com uma vantagem muito grande do segundo colocado, que foi Mendonça, do DEM, que levou 24,63%. Em seguida: Raul Henry (16,40%); Cadoca (3,68%); Edilson Silva (3,05%); Kátia Telles (0,46%) e Roberto Numeriano (0,23%).


Outro candidato que também é ou já foi alvo de escândalos, mas venceu as eleições de 2008, foi o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti, que foi eleito a prefeito de João Alfredo, com 52,31%. Ele ganhou destaque nacional quando assumiu a presidência da Câmara, em 2005, e se envolveu no escanda-lo do “mensalinho”, sendo acusado de receber dinheiro para prorrogar a concessão de um restaurante na Câmara. Ele renunciou para não ser cassado.

Morre Ana das Carrancas


As Carrancas (foto) sempre me assustaram. Desde criança, morando no interior de Pernambuco, em várias casas que chegava, na porta delas existia aquele bicho feio, com os dentes horríveis e com os olhos vazados. Parecia mais um cavalo com raiva. Por isso que as Carranca sempre me assustavam.

Mas hoje, dia primeiro de outubro, tomei um susto maior ainda. A Ana das Carrancas morreu. A artesã faleceu na manhã de hoje, em Petrolina (PE). Ela tinha 85 anos e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A dama do barro começou cedo. Natural de Ouricuri, sertão de Pernambuco, aos sete anos de idade, começou a confeccionar panelas, potes de brinquedo, santos de lapa, para ajudar a mãe nas despesas de casa.