De uma ajudada dando uma... clicada!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Idéias bizarras de meio de rua



Antes de ler o post um breve comentário: Sei das minhas limitações, não sou melhor que ninguém, e perante alguns sou pouco inteligente (que graças a Deus as estatísticas mostram que não são muitos).

Eu bati meu carro (Celta Super 2004, baptizado de Iumóvel, e cujo o maior valor está entre o volante e o banco do motorista - Modeste a parte: eu dirijo pra caralho) devido a um dos males mais comuns do mundo moderno, a pressa. Além ainda do ódio mortal dos engarrafamentos.

Esse foi o começo do meu problema (que é maior ainda dos proprietários das idéias), a falta de capacidade de associação de idéias da massa brasileira.

O fato é: Andando mais de ônibus, tennis e havaianas estou mais sujeito a mais idéias de desconhecidos do que enfurnado dentro de um carro. E devida essa maior fluidez de pensamentos alheios pontuei duas idéias errôneas de senso comum. Pontuarei-as e comentarei rapidamente cada uma (tentarei ser breve).

1- A culpa de tudo é do" governo" - Esse é um comentário geral das pessoas, cuja frustração por qualquer motivo desencadeia uma ira contra o estado.

Sei que o estado é um grande responsável pelo retardamento (que também pode ser lido como adjetivo dos nossos governantes) do desenvolvimento econômico, educacional e cultural do brasileiro. Devido o excesso de burocracia, de corrupção e de vantagens politicas e econômicas dos deputados, juizes e todos os que nos causam "Dores" (vereaDORES, senaDORES, desembargaDORES e forçando até os promotORES) que ganham horrores (nem discuto salários, mas sim aos benefícios) e fazem temores a nossa "democracia" e ambições.

Mas a culpa do aumento da violência, do preço da passagem de ônibus e das chuvas em Santa Catarina (acredite se puder) não são culpa (pelo menos inteiramente) do estado.

2- O Obama não é um Ghandi moderno. Não acredite que o mundo vai ser um lugar melhor (não como você espera) por que o Obama assumirá a Casa Branca.

O cargo de presidente dos EUA é o mais importante do mundo sim, mas não é mais importante do que a vontade da economia mais poderosa (temporariamente) do mundo , quem dita essa regra são os CEOs das maiores empresas do mundo. O Iraque (e Saddan) não era uma ameaça ao mundo maior que o aquecimento global, que a fome na África ( e em lugares bem mais perto). O diferente é que o Iraque tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e o fato de um ditador louco estar no controle desse país atrapalha os interesses de grandes empresas Energéticas mundiais.

As ações de Obama (e o fato dele ser negro) podem melhorar a imagem dos "erros" de George W. Bush, mas seguramente serão retrato das vontades do mercado e interesse das grandes empresas (que geram desenvolvimento e riqueza para o país e seu povo).

Só um PS: No comentário de Obama ser negro, quis dizer apenas que é um paradigma quebrado ao eleger um negro para presidência dos EUA (que sou totalmente de acordo), e que o fato dele ser negro é importante para que o racismo (estúpido e pré conceituoso) seja, ao menos, diluído. E declaro que não sou pré conceituoso com qualquer etnia. (Apenas com descendentes de cruzamento de "asnos" ou "burras" com seres humanos).

Nenhum comentário: